ASSEMBLEA DO MOVIMENTO CALASANZ EM VALADARES

MOVIMIENTO CALASANZ neste sábado 4 de março.

Celebramos anteontem pela tarde e ontem pela manhã a Assembleia do Movimento Calasanz do Brasil, com participação muito boa e equilibrada das três presenças (Serra, Belo Horizonte e Governador Valadares), com uma inscrição de 104 pessoas.

Enviaremos uma relação e avaliação mais detalhada, em breve, de como aconteceu um evento tão importante para nós.

A impressão é muito boa. Temos avançado bastante, em todos os níveis, em cada uma das presenças:

• conhecimento sobre o que é o Movimento Calasanz
  • compreensão dos objetivos e adesão à dinâmica
  • identificação do trabalho pastoral realizado, a imensa maioria    de forma voluntária, com as propostas escolápias
  • convicção de que os escolápios estamos bem alinhados com    as grandes linhas pastorais do Concílio Vaticano II, com o Papa e com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, assim como com os grandes e valiosos documentos da Igreja de orientação pastoral.
  • sentimento e atitude de pertença à Igreja por meio da Escola Pia, e de identificação no caminho do Evangelho.
  • Segurança e confiança de que os escolápios acompanhamos e cuidamos dos grupos e dos animadores (catequistas e outros agentes)
  • A visão em relação aos processos grupais de iniciação na fé que precisa abranger a partir da infância, a adolescência, a juventude e a desembocadura adulta em oopções permanentes, entre as quais, estando presentes a opção religiosa escolápia e a fraternidade escolápia.

E muita alegria confirmar que, em tão pouco tempo, essas convicções, sentimentos e atitudes estão bem presentes nos participantes, junto com o desejo, a necessidade e a importância que se concede ao caminhar juntos, em rede, para fortalecer e consolidar os processos grupais de transmissão da fé respeitando as faixas etárias.

O grupo foi muito ativo e participante, com muita alegria e vontade de abraçar o Movimento Calasanz com empenho, conhecendo nele uma ferramenta pastoral muito útil e favorável à comunidade cristã. Em resumo, foi muito bom.

No início do Encontro, no sábado à tarde, Pe. Fernando anunciou a todos que o novo coordenador do Movimento Calasanz é o Alex. O grupo todo aceitou muito bem a proposta.

É um dia de muita alegria para Escolápios Brasil Bolívia.

Um momento de encontro: https://www.facebook.com/cidinha.miranda.58/videos/1258249044261496/