10 marzo, ALEXANDRE SERÁ ORDENADO DIÁCONO

Alexandre Cléber Ribeiro Batista, nascido em Estância, Sergipe, no ano 1987. Filho mais velho de José Anselmo e Márcia Costa Ribeiro, entre quatro. Família simples, cujos pais trabalhadores, desde cedo, ensinaram aos filhos a lida do cotidiano.

No ano 2000, morando em Nossa Senhora do Socorro, Sergipe, deu início ao seu processo de fé, no seio da Paróquia São Marcos, hoje, Nossa Senhora do Monte Serrat. Como membro do grupo de Acólitos da paróquia, iniciou seu processo vocacional.

Em 2002, a convite do antigo pároco, Pe. Gilvan Carvalho, começa a formação vocacional na Comunidade Formativa Centro São Marcos, onde fica por seis meses. Por meio das Irmãs Escolápias, conheceu a missão escolápia, direcionando seu processo vocacional para a Escola Pia.

No ano de 2003, inicia, em sua comunidade, um grupo vocacional escolápio, reunindo jovens e criando uma cultura vocacional escolápia. Em 2007, em Governador Valadares, começa o Pré-noviciado, na comunidade Santa Doroteia. Em 2008, é enviado a Belo Horizonte, para comunidade São José de Calasanz, onde continua o processo de Pré-noviciado. No ano de 2010, vai à Colômbia, com mais cinco companheiros, cumprindo o ano de Noviciado. Foi uma experiência muito rica de aprofundamento na espiritualidade escolápia e na vida do Santo Fundador.

Em 2011, faz a Profissão de Voto Simples, junto aos outros jovens, e inicia os estudos filosóficos no Instituto São Tomas de Aquino (ISTA). Nesse período, continuou trabalhando na Pastoral Vocacional, na Catequese da Paróquia São Marcos e do Colégio São Miguel de Belo Horizonte.  A partir do processo de Oração Contínua, pode beber, com mais empenho e êxito, um pouco do carisma calasâncio.

Em 2014, juntamente com Alex e Mizael, vai à Bolívia para um ano de experiência pastoral junto às comunidades de Cochabamba e no colégio Estéfano Hotelier, com as irmãs escolápias. No mesmo ano, ficou um mês em Cocapata, onde teve a oportunidade de vivenciar os trabalhos no Internato e na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, partilhando as alegrias e tristezas, desafios e avanços dessas comunidades. Foi um ano muito rico e humanizante.

Em 2015, volta ao Brasil e começa a Teologia no ISTA, assumindo algumas turmas de Ensino Religioso no colégio São Miguel e continuando na Oração Contínua e Catequese.

Em 25 de março de 2017, professou os Votos Solenes, juntamente com Alex. Em junho do mesmo ano, viaja à Espanha, a fim de conhecer a estrutura da Província Irmã, Emaús, e participar da Rota Calasância, percorrendo os caminhos e lugares por onde Calasanz passou, chegando a Roma. Foi um tempo, de grande emoção, dedicado a conhecer o percurso de Calasanz até a sua conversão à causa das crianças pobres.

Em 10 de março de 2018, será ordenado Diácono na comunidade São Judas Tadeu, paróquia de São Marcos, cuja Eucaristia será presidida pelo bispo auxiliar de Belo Horizonte, dom Edson José Oriolo, e contará com a participação dos religiosos escolápios das três presenças e de outros religiosos de congregações amigas, bem como, padres diocesanos e paroquianos das comunidades escolápias.

A Ordenação Presbiteral acontecerá no dia 29 de setembro, desse mesmo ano, na igreja Nossa Senhora de Monte Serrat, em Nossa Senhora do Socorro, Sergipe.

Que Maria, nossa mãe, e São José de Calasanz, nosso Santo Padre Fundador, intercedam por este nosso irmão, para que, a exemplo de tantos outros escolápios, possa ser um colaborador da verdade e instrumento de Deus para as crianças e jovens.