Tu navegador (Internet Explorer 7 o anterior) está obsoleto. Tiene fallas de seguridad y no puede mostrar todas las características de este y otros sitios web. Aprende a actualizar su navegador.

X

Navegar / buscar

70 ANOS DE PRESENÇA ESCOLÁPIA NO BRASIL

El 16 de julio de 1950 llegaba a Río de Janeiro en Brasil, comenzando así una preciosa historia escolapia que ahora celebra 70 años con muchos frutos qye se pueden ver en las personas a las que se ha ido atendiendo en este tiempo y en las obras que continúan ofreciendo mucha acción educativa, evangelizadora y transformadora.

No dia 16 de julho de 1950,o Pe. Francisco Orcoyen chegava ao Rio de Janeiro começando assim a preciosa história dos escolápios no Brasil.

Nesses 70 anos, têm se passado muitos acontecimentos: o início das aulas em São Miguel (1951), a direção do colégio Ibituruna (1952), a presença em Boa Esperança (1953), a “Casa da praia” em Jacaraípe (1964),a presença em Santa Luzia (1966) e emVolta Redonda (1971),a Paróquia Nossa Senhora das Graças (1973), a Paróquia de São Marcos (1984), o Recanto Betim (1992), o Sonoro Despertar (1999),os leigos da Fraternidade enviados desde Pamplona (1999), o Centro social em GV (2002), o início oficial de Itaka – Escolápios (2006),a presença em Serra (2008),o Centro social em BH (2010), a Fraternidade escolápia (2011), o Recanto de Baguari (2013), a presença em Aracaju (2019)e muito mais com o GGN, as casas de formação, a pastoral do menor, o Movimento Calasanz… e, sobretudo,as pessoas, muitas pessoas que são o melhor dessa história. Temos agora um trabalho muito bom feito pelo Pe. Fernando apresentado essa caminhada escolápia no Brasil.

É bonito olhar para tráspela saudade, senão e também,para descobrir a mão de Deus nessa história. Temos que agradecer ao Senhor e também a todos que fizeram e continuam construindo essa história: religiosos, vocacionados, membros da Fraternidade e do Movimento Calasanz, colaboradores nas paróquias e nos colégios e nos centros sociais, nos projetos de Itaka – Escolápios, crianças, jovens, todos!

Lembrar esses 70 anos de história é útil também para renovar nosso compromisso com a missão escolápia de transformar nosso querido Brasil, através da educação, do anúncio do Evangelho, da solidariedade, da nossa vida feliz, seguindo Jesus, de nossas comunidades religiosas e da Fraternidade. É uma oportunidade para renovar nossa vocação escolápia, religiosa ou leiga, com fidelidade criativa, mantendo o carisma Calasanz de sempre e, ao mesmo tempo, atualizando-o para cada momento e situação que estamos vivendo.

Celebrar esses 70 anos é também aprenderdessa caminhada escolápia no Brasil, discernindo,no presente,os passos que temos que dar para responder a vontade do Senhor Jesus e as necessidades das pessoas e da sociedade, aprendendo da história e inventando um futuro melhor sempre em comunidade.

Ser parte, sentir-se parte dessa rede de pessoas, acontecimentos, decisões de 70 anos, com a confiança de que nosso labor vai ter continuidade por outros muitos anos, é um presente e uma motivação para renovar nossa vida escolápia.

Tomado de http://www.escolapios.org.br/noticias/713-70-anos-de-presenca-escolapia-no-brasil

Dejar un comentario

nombre

correo electrónico (no publicado)

sitio web